Código: | EDB10049 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Luíz Manuel Teixeira Souta |
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Corpo docente: |
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz |
Português/Inglês
- Sabe observar a realidade social e reflecte criticamente sobre a diversidade dos grupos sociais, suas dinâmicas e seus contextos.
- Compreende as características das sociedades actuais como contextos de regularidades e mudança.
- Utiliza adequadamente os instrumentos conceptuais básicos das ciências sociais.
- Utiliza instrumentos de recolha, análise e tratamento de informação diversificada sobre objectos de trabalho desta UC.
As C. Sociais e a ruptura com o senso comum
As C. Sociais e os obstáculos ao conhecimento científico
A unidade do social e a pluralidade das C. Sociais
A diversidade das ciências sociais: formação e desenvolvimento histórico
A diferenciação das C. Sociais e Humanas
Pluri/interdisciplinaridade
As metodologias das C. Sociais
Metodologias quantitativas e qualitativas
Procedimentos científicos: métodos, instrumentos e técnicas
A investigação empírica e o problema da medida. A observação em C. Sociais
Temáticas centrais das C. Sociais
Natureza/Cultura
Indivíduos/Sociedade
Nós/Outros
Famílias e Parentesco
Genealogias
Identidade e pertença
Tradição e modernidade
Os espaços sociais
Lugares antropológicos: a comunidade
A cidade e os não-lugares
Estratificação, hierarquização e desigualdades sociais
Diferenciação geracional
Desigualdade de género
A discriminação étnico-cultural
A desigualdade perante a riqueza
Poder e contra poder no mundo contemporâneo
Globalização hegemónica e contra hegemónica
Democracia e cidadania
Sendo as C. Sociais, por natureza, pluri/interdisciplinares, a UC procura fornecer quadros conceptuais que permitem uma melhor compreensão do indivíduo social, da sociedade e suas dinâmicas, bem como da rede de relações culturais que regulam a vida dos indivíduos e das sociedades. Uma vez que as realidades sociais, pela sua complexidade, não se podem compreender ou explicar cabalmente através de olhares disciplinarmente fragmentados, procura-se promover uma abordagem pluri/interdisciplinar dos fenómenos sociais, utilizando perspectivas teóricas e metodológicas destas diversas ciências. Os conteúdos, conceitos e metodologias desta UC estão ancorados nas diferentes disciplinas – antropologia, ciência política, economia, história, geografia, psicologia social, sociologia – e centram-se, sobretudo, nos fenómenos sociais que caracterizam as modernas sociedades, nos aspectos do comportamento humano, grupos sociais, e da organização societária na diversidade das suas culturas.
Nas aulas, as diferentes temáticas são organizadas pelo docente com utilização de meios multimédia (nomeadamente da moodle). Os processos de trabalho incluirão: (a) participação activa nas aulas; (b) leitura, discussão e análise de textos da bibliografia e/ou de outros sugeridos pelos estudantes; (c) elaboração de resumos escritos e/ou de comentários críticos a investigações sociais realizadas; (d) elaboração de pequenos trabalhos de investigação empírica; (e) participação nas sessões de tutoria para apoio à elaboração do trabalho de investigação empírica.
As metodologias de ensino procuram fundamentalmente levar os estudantes a um contacto directo com o saber específico das diversas ciências sociais e, muito em particular, com os produtos resultantes de trabalhos de investigação empírica centrados na multifacetada realidade portuguesa. Daí os estudantes serem incentivados a procurar estudos recentes, divulgados na imprensa diária e/ou nas revistas científicas da especialidade, e a partilharem-nos nas aulas e no moodle.
As sessões de tutoria são predominantemente orientadas para a preparação dos instrumentos de recolha de dados, acompanhamento e supervisão do respectivo trabalho de investigação empírica (campo da Educação).
Procura-se igualmente incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares pelo que a componente nuclear dos trabalhos de avaliação é realizada em pequenos grupos (excepto para os trabalhadores-estudantes, se estes assim o quiserem). Tal não invalida a concretização de actividades individuais, ligadas ao trabalho autónomo e à pesquisa documental.
No sentido de uma continuidade de trabalho, que apenas uma aula por semana (3h) dificulta, e de uma permuta constante e actualizada de recursos educativos, o uso da plataforma informática moodle é um instrumento imprescindível nas aprendizagens e na coesão do grupo-turma.
Os estudantes são sujeitos a um processo de avaliação contínua, a decorrer ao longo do semestre. Parâmetros a ter em conta na classificação final: (i) Assiduidade: 10%; (ii) Participação nas actividades da turma: 40%: incluindo o resumo crítico de um estudo empírico; (iii) Trabalho de investigação empírica: 50%: conhecimentos adquiridos; capacidade de pesquisa, reflexão e análise crítica; clareza na linguagem; rigor e originalidade.
BARATA, Ó. (2009) Introdução às Ciências Sociais. ed. ISCSP.
BARRETO, A. (2000) A Situação Social em Portugal 1960-1999. Lx: ICSEurostat
C. C. GULBENKIAN (2012) Para abrir as Ciências Sociais. M.M.: EuropaAmérica
COSTA, H.; DIAS, H.; SOEIRO, J. (2014) As greves e a austeridade em Portugal: olhares, expressões e recomposições. Revista Crítica de Ciências Sociais. pp. 173-202
HARVEY, DAvid (2011) O enigma do capital e as crises do capitalismo. Lisboa: Bizâncio.
NEVES, J. e DOMINGOS, N. (org) (2004) A época do Futebol. O jogo visto pelas Ciências Sociais. Lx: Assírio & Alvim
NUNES, S. (1977) Questões preliminares sobre as Ciências Sociais. Lx: Presença
PEREIRA, J. (1988) Introdução ao Conhecimento nas Ciências Sociais. V.R.: UTAD
PINTO, J. (1994) Propostas para o ensino das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento
POCIELLO, C. (1999) Sport et Sciences Sociales: Histoire, Sociologie et Prospective. Paris: Éditions Vigot
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